Filtros Sobre Filtração Sobre Filtros

Troca de Mídia Filtrante: Escovas, Espumas Filtrantes e Bioglass

Lago com cascatas e peixes

Troca de midias se faz nescessário quando, se quer colocar mais peixes e ou quando se quer aumentar o tempo de fazer manutenção, bem como melhorar a qualidade da agua.

Troca de mídia filtrante, Escovas, Espuma Filtrante e Bioglass. Filtração todos os processos são semelhantes, o que muda são os métodos os materiais  e as mídias. Neste caso especifico foi uma troca total de mídias filtrantes, filtro projetado com 4 baias grandes . Sendo um lago grande com volume aproximado de 30.000 litros, aproximado pelo seu desenho orgânico.  Foram colocadas mídias comuns como todos os lagos, que a maioria dos grandes montadores utilizam, Argila expandida, Seixo Rolado e Manta acrílica.

Isso Funciona?

Sim funciona. Pois é utilizado no Brasil desde sempre e com eficiência, tudo depende da quantidade de peixes e a qualidade da ração oferecida.

Qual o problema então?

O principal é o SSA (área de superfície especifica), que é a  a quantidade de área especifica  para colonização de bactérias Nitrificantes de cada material tem, que é expresso em M²/M³. Que nestes materiais são baixos.  Portanto tem que se colocar muito material para que se tenha efeito, assim vamos ter  filtro enormes.  Outra situação é com relação a Manta acrílica, que sempre vai no inicio da filtração e como ela é fina, não se tem um pré filtro, (ela é o pré filtro) é a primeira a conter a sujeira. A filtração Biológica fica muito comprometida a de transformação e conversão. Filtros Biológicos trabalham com muito oxigênio. Tendo uma mídia fina no inicio, muito rapidamente se fecha diminuindo a circulação e a condução do oxigênio. Portanto o monitoramento é em um tempo muito curto, pois corre o risco de a manta saturar e impedir a passagem de água.

Troca de Escovas, Espumas Filtrantes e Bioglass

Fez-se necessário para exatamente, melhorar a desempenho do filtro. Assim  aumentando significativamente o SSA para colonização de bactérias, a aumentando significativamente o tempo de manutenção. A Troca foi feita de acordo com os nossos Filtros para Lagos Kallina.

Foi utilizado 45 Escovas Filtrantes de 200 mm x 45 mm,  200 litros de Espuma filtral, e  60 litros de Bioglass, Já que o cliente já tinha cerâmica.

Ainda já existia neste lago 2 Ultra violeta de 55w, e  Ozónio instalado, lago Projetado e Executado pela Western pool.

Mídias antigas que foram trocadas

Seixo Rolado e  Argila expandida

Escovas e espumas filtrantes antigas

Escovas,  Espuma Filtrante e Bioglass