Sem categoria

Princípios de Filtração FILTROS KALLINA

Filtros para Piscinas Naturais

 

PRINCIPIOS DE FILTRAÇÃO DOS FILTROS KALLINA

Filtração Profissional

  1. FILTRAÇÃO FÍSICA POR ATRAÇÃO (Energia eletrostática, Filtração por estática).
  2. FILTRAÇÃO NÃO OCLUSIVA (não obstrutivos)
  3. FILTRO DE PRE-CAPA (do maior para o menor)
  4. FILTRAÇÃO BIOLÓGICA (conversão de matéria)
  • FILTRAÇÃO FÍSICA POR ATRAÇÃO

O QUE É ENERGIA ESTÁTICA?

A energia estática é uma forma de energia que surge devido à acumulação de cargas elétricas em um objeto. Isso ocorre quando há um desequilíbrio entre os elétrons (partículas com carga negativa) e os prótons (partículas com carga positiva) em um objeto. Quando essas cargas não estão em equilíbrio, o objeto pode se tornar eletricamente carregado.

Essa carga elétrica acumulada pode criar forças de atração ou repulsão entre objetos carregados de forma diferente. Por exemplo, quando você esfrega um balão em seu cabelo, os elétrons transferem-se do cabelo para o balão, deixando o balão com carga negativa. Esse balão então “gruda” no cabelo, devido à atração entre as cargas opostas. Essa é uma manifestação comum da energia estática.

A energia estática é encontrada em várias situações cotidianas, mas geralmente é temporária, pois os objetos tendem a buscar equilíbrio elétrico ao compartilhar ou transferir elétrons

No contexto das escovas filtrantes e Espumas filtrais, em sistemas de tratamento de água, a energia estática pode ser aproveitada para aumentar a eficiência de filtração e retenção de partículas na água. As escovas filtrantes possuem filamentos ou cerdas que, por sua natureza, podem ficar eletricamente carregados, criando uma carga elétrica desigual entre as partículas suspensas na água e os filamentos das escovas e células das espumas

Essa diferença de carga elétrica resulta em uma atração eletrostática entre as partículas e os filamentos das escovas. Como resultado, as partículas carregadas tendem a ser atraídas para as escovas e espumas, aderindo a elas. Isso aumenta a eficácia da filtração, já que as partículas são capturadas não apenas devido ao tamanho dos poros das escovas, mas também devido à atração eletrostática.

 

Assim a atração na filtração está presente em todo a processo de filtração dos filtros kallina, tanto nas escovas quanto nas espumas filtrais, por isso é chamado de não oclusivo.

O QUE INFLUENCIA NA FILTRAÇÃO POR ATRAÇÃO

  • Materiais dos filamentos: O material dos filamentos das escovas filtrais desempenha um papel importante na capacidade estática. Materiais com propriedades elétricas adequadas, como polímeros condutores ou materiais com tratamento especial para gerar cargas elétricas, podem aumentar a eficácia da captura por estática. Assim como o material das escovas também tem influência. Bem como a densidade das espumas.
  • Tamanho e tipo de partículas: A capacidade estática das escovas filtrais também é influenciada pelo tamanho e pelo tipo de partículas presentes na água. Partículas com maior carga elétrica ou maior área superficial pode ser mais facilmente capturada pelas escovas e espumas filtrais.
  • Velocidade do fluxo de água: A velocidade do fluxo de água através das escovas filtrais e espumas pode afetar a eficácia da captura por estática. Em alguns casos, uma velocidade de fluxo mais lenta pode permitir uma maior interação entre as partículas e os filamentos das escovas, resultando em uma melhor captura.
  • Configuração do sistema de filtragem: A concepção e a configuração geral do sistema de filtragem, incluindo o arranjo e a densidade dos filamentos das escovas, podem influenciar a capacidade estática. Um projeto otimizado pode promover uma melhor interação entre as partículas e os filamentos, aumentando a eficiência da captura por estática.
  • Manutenção e limpeza adequadas: A capacidade estática das escovas filtrais também pode ser afetada pela manutenção.

 

(filtro sem manta filtrante)

NÃO OCLUSIVO, O QUE É?

Um filtro não oclusivo, também conhecido como filtro não obstrutivo, refere-se a um dispositivo ou sistema de filtragem que não bloqueia ou interrompe o fluxo de líquido ou gás durante o processo de filtragem. Em outras palavras, ele permite que o fluido passe através dele sem criar uma barreira física densas que impeça o fluxo.

Isso é particularmente útil em aplicações em que é necessário remover partículas ou contaminantes de um grande fluxo contínuo de líquido ou gás, sem interromper a operação normal do sistema. Os filtros não oclusivos são projetados para capturar as partículas indesejadas por estática, enquanto permitem que o fluido passe sem obstrução.

Esses filtros podem ser encontrados em diversas situações, desde sistemas industriais e processos de fabricação até sistemas de tratamento de água e filtragem de ar. Eles são escolhidos quando é essencial manter o fluxo contínuo do fluido enquanto ainda se beneficia da filtragem eficiente das impurezas.

 

  • Filtro de PRE-CAPA DOS FILTROS KALLIMA

Este princípio de filtração e utilizado vastamente em Fábrica de bebida. Consiste em uma câmera de filtragem, por exemplo com cartucho onde antes de bombear o produto ou filtragem do produto no caso bebida, é injetado com pressão uma pre-capa de Polipropileno ou fibra de celulose. Assim este Polipropileno ou fibra de polipropileno preenche toda a superfície do cartucho formam uma pre-capa neste cartucho fazendo uma filtração mais fina, este material fica na superfície dos cartuchos até que a bomba seja desligada caído a pressão de dentro da câmera desfazendo a pre-capa.

 

Este princípio acontece também filtros Kallina, essa pre-capa é formada nas escovas e espumas pela atração estática, no fluxo contínuo vai segurando as sugerias maiores e e vai cada vez segurando sujeiras menores.  Por isso também que não se deve mexer nas mídias com a bomba ligada pois caso isso ocorra a sujeira vão descolar das mídias e seguirem de volta para o lago. Só se pode mexer nas mídias depois que a bomba estiver desligada.  Também não é recomendado limpeza constante nos nossos filtros pois pode prejudicar a filtração das partículas menores, ajudando a um tempo mais longo de limpeza e manutenção dos nossos filtros.

  • FILTRAÇÃO BIOLÓGICA (conversão de matéria)

O que é um filtro Biológico?

Um filtro biológico em lagos é um dispositivo projetado para promover o crescimento de biofilmes microbianos benéficos que desempenham um papel importante na purificação da água em ambientes aquáticos, como lagos, lagoas e tanques. Esse tipo de filtro é especialmente útil para manter a qualidade da água, remover poluentes e sustentar um ambiente saudável para a vida aquática.

 

Nos filtros Kallina estes ambientes de biológicos são formados em todos as fazes de filtração e baias de filtros, desde as escovas até as mídias biológicas, estão repletas de locais adequados para formação de bio filmes e colônias e bactérias.

 

O que são estes Bio filmes?

 

Um biofilme é uma comunidade de microrganismos, principalmente bactérias, que aderem a superfícies sólidas e formam uma matriz extracelular rica em polímeros. Essa matriz é produzida pelos próprios microrganismos e fornece uma estrutura tridimensional que pode conter canais e espaços onde a água e os nutrientes podem fluir. Esses biofilmes são comuns em ambientes aquáticos, incluindo superfícies de rochas, sedimentos, substratos de filtros e superfícies internas de tubulações.

A interação entre biofilmes e partículas em suspensão é complexa e pode ter várias consequências significativas para a ecologia aquática:

 

Adsorção de partículas: As bactérias presentes no biofilme podem secretar substâncias pegajosas ou polímeros que têm afinidade por partículas em suspensão. Isso resulta na adsorção dessas partículas à matriz extracelular do biofilme. Essa adsorção pode ocorrer devido a cargas elétricas, interações químicas ou físicas entre os componentes do biofilme e as partículas.

 

Desestabilização de partículas: Algumas bactérias podem secretar enzimas ou ácidos orgânicos que podem alterar a estabilidade das partículas em suspensão. Isso pode levar à aglomeração das partículas ou à sua sedimentação mais rápida, o que pode afetar a dinâmica dos sólidos suspensos na água.

 

Decomposição de substâncias complexas: As bactérias no biofilme também podem secretar enzimas que quebram compostos orgânicos complexos em componentes mais simples. Isso é conhecido como decomposição ou mineralização. Essa atividade microbiana pode contribuir para a ciclagem de nutrientes e a degradação de matéria orgânica.

 

Impacto na qualidade da água: A presença de biofilmes pode afetar a qualidade da água ao influenciar a remoção de partículas em suspensão, nutrientes e poluentes da água. Os biofilmes podem atuar como “filtros biológicos”, onde as partículas e substâncias dissolvidas interagem com as bactérias e a matriz extracelular.

 

Microambientes dentro do biofilme: A matriz extracelular do biofilme cria microambientes únicos, com diferentes gradientes de nutrientes, pH e oxigênio. Isso pode resultar em zonas específicas de reações químicas, que podem ser favoráveis para a adsorção, decomposição ou transformação de substâncias.

Essas interações entre biofilmes microbianos e partículas em suspensão são parte integrante dos processos que ocorrem em ecossistemas aquáticos. A presença de biofilmes pode influenciar a dinâmica de nutrientes, a qualidade da água e a interação entre os organismos aquáticos. Portanto, compreender essas interações é fundamental para estudar a ecologia aquática e desenvolver estratégias de manejo sustentável de lagos e piscinas naturais.

[fc id=’2′ align=’center’][/fc]