Sobre Decoração

Os efeitos relaxantes dos sons da natureza

Sons da natureza e seus efeitos relaxantes
Escrito por Alexandre Souza

O que você faz para relaxar? Deita no sofá e lê um livro, medita ou faz uma massagem? E que tal uma caminhada descompromissada no parque? Afinal, os sons da natureza ajudam (e muito!) a desconectar.

O vento batendo nas folhas das árvores, os pássaros cantando, a onda do mar e a chuva caindo. Só de imaginar todos esses sons da natureza seu corpo já ficou menos tenso, não é mesmo? É preciso permitir-se relaxar sem a culpa da improdutividade, pois esses momentos impactam nossa qualidade de vida, nos deixando mais felizes e saudáveis.

Especialistas afirmam que o relaxamento ajuda na prevenção de doenças cardíacas e obesidade, na luta contra a depressão e no aumento da imunidade. Que tal então abrir os ouvidos e o corpo para desfrutar dos sons da natureza?

Efeito relaxante: comprovação científica

Mais do que senso comum, pesquisas mostram que os sons da natureza provocam de fato uma alteração física na nossa mente e em nossos sistemas corporais, reduzindo o instinto natural de luta ou fuga de nosso corpo e ajudando a provocar a sensação de relaxamento.

Para investigar a conexão entre o cérebro, o corpo e o ruído de fundo, pesquisadores da Brighton e Sussex Medical School, na Inglaterra, recrutaram adultos saudáveis ​​para receber imagens funcionais de ressonância magnética enquanto escutavam uma série de sons, tanto naturais quanto artificiais.

A pesquisa usou escaneamentos cerebrais, monitores cardíacos e experimentos comportamentais. Durante cada som, os participantes também realizaram uma tarefa para medir sua atenção e tempo de reação.

O resultados mostraram que a escuta de sons artificiais estava associada a padrões de atenção voltada para dentro, ligadas a condições que envolviam estresse psicológico, como depressão e ansiedade, enquanto os sons naturais levavam a atenção para o externo e nas respostas que ajudam o corpo a relaxar e funcionar em circunstâncias normais.

Um outro benefício que esses sons trazem para nós é a melhora da qualidade do sono, pois se você dorme mal, isso dispara aquele alerta de luta ou fuga, o que provoca o sono ruim e assim estabelece um ciclo vicioso.

Poder evocativo dos sons da natureza

Os ruídos vindos da natureza relaxam porque têm o incrível poder de nos transportar para outros lugares e até mesmo para momentos específicos de nossas vidas. Faça o teste: feche os olhos e escute um determinado som. Você irá imaginar imediatamente o lugar onde ele é produzido: uma praia deserta? uma trilha? E com ele vêm junto as memórias.

Sons da natureza e seus efeitos relaxantes - Riacho

Com a mente viajando, em outros lugares e tempos, nossas preocupações ficam em segundo plano e somos levados para bem longe do ambiente caótico em que nos encontramos. Uma viagem que vale a pena.

Ainda assim, nem todos os sons da natureza funcionam com todo mundo e é importante encontrar aquele que você ache realmente agradável. Muita gente pode adormecer tranquilamente com o barulho da chuva e dos trovões enquanto outros ficam amedrontados. As associações emocionais vão determinar o que é positivo para um e negativo para o outro.

De qualquer modo, alguns sons são quase unanimidade e acabam demonstrando grande efetividade na hora de alterar a atividade cerebral e ajudar na nossa tranquilidade. Eles são os chamados “ruídos brancos”: sinais sonoros que contêm todas as frequências na mesma potência.

Isso faz com que eles se sobreponham aos barulhos do ambiente e desviem a nossa atenção de um som específico. A natureza produz muitos desses barulhos, como o vento, as ondas, a chuva, a água corrente, os grilos e os pássaros. Mas muitas vezes usa-se também o ronronar de gatos, o canto de baleias e barulhos produzidos por golfinhos para o mesmo efeito em sessões de relaxamento.

Agora, você que mora na cidade cheia de trânsito e poluição pode até estar pensando que conseguir todo esse efeito relaxante será muito difícil, não é mesmo? Relaxe, você não precisa pegar o carro e viajar para o campo ou ir até o meio do oceano só para conseguir isso.

Tente aquela caminhada no parque que mencionamos lá no começo ou, ainda, você pode reproduzir sons da natureza com uma cascata artificial em casa: além de um objeto de decoração super legal, vai te proporcionar a ambientação zen de que você anda precisando.

Dicas para criar um espaço para relaxar em casa