Sobre Decoração

Fontes e Cascatas: dicas para modernizar a sua casa

Cascatas para jardim de inverno
Escrito por Alexandre Souza

O vento batendo na folha da árvore, o som dos pássaros, o barulho da água. Todos esses sons da natureza são super relaxantes e trazem uma deliciosa sensação de bem-estar. Por que não levar todo esse efeito calmante da natureza para dentro de casa com fontes e cascatas? Elas acabam se transformando em pequenos oásis que valorizam áreas externas e internas, dando um toque de frescor e natureza à decoração.

Além de criar uma atmosfera relaxante e espaços de contemplação e de relaxamento dos sentidos, fontes e cascatas podem ainda proporcionar uma sensação térmica mais agradável ao ambiente, sobretudo em locais mais secos.

Engana-se quem pensa que esse tipo de decoração só funciona em espaços amplos. É sempre possível pensar na adoção de uma fonte, mesmo para ambientes menores. No caso das cascatas, elas demandam um pouco mais de espaço e são mais indicadas para ambientes externos.

É importante também pensar em toda a ambientação para criar um espaço aconchegante que permita desfrutar de todo o potencial que o contato com a natureza e o barulho da água podem trazer.

Se a fonte está instalada no exterior, coloque poltronas e espreguiçadeiras ao redor dela. E que tal utilizar pisos que não absorvem calor e decks de madeira? Isso confere mais conforto ao ambiente.

Onde instalar fontes e cascatas?

Quer tornar seu jardim mais exótico e fazer do seu espaço verde um refúgio para a calma e o relaxamento? Instale uma fonte ou uma cascata. Se você tem um jardim com lago em casa, elas são essenciais não apenas para a decoração, mas para a oxigenação da água.

Lago com cascatas e peixes

Lago com cascatas e peixes: executada por Western Pools.

Para cascatas com pedras naturais, atenção: se no lago do jardim vivem peixes, evite calcário, pois ele muda o pH da água e pode prejudicar os peixes. Saiba mais em nossos artigos sobre parâmetros da água.

Além das opções montadas com pedras naturais, existem as produzidas a partir de materiais alternativos, como resina e fibra, vendidas já prontas para instalação.

Uma outra ideia que funciona sobretudo em jardins contemporâneos mais compactos, é a das fontes montadas em vasos altos, que podem ser de diferentes materiais, como cerâmica e aço inox.

Nesses casos, a água sai de bicas metálicas, geralmente de aço inoxidável, e escorre pelo vaso, sendo absorvida pelo piso drenante.

Unindo natureza e modernidade, as fontes e cascatas não precisam ficar restritas aos jardins, quintais e piscinas. Existem peças bem pequenas que usam bombas de aquário para movimentação da água e podem funcionar como um lindo objeto de decoração em ambientes internos, como um hall de entrada ou apoiada sobre algum móvel na sala de estar. Alguns modelos podem até ser usados ​​como centros de mesa.

E as opções não param por aí: elas podem ficar lindas na sacada de apartamentos, em espaços gourmet, mas também no interior do ambiente, por exemplo, as cascatas embaixo da escada.

Cascata de pedras artificiais

Muitas delas vem com um amplo leque de acessórios, como filtros para lagos, acionamento automatizado dos equipamentos e até iluminação com LEDs, que geram uma luz suave, conferindo um ar campestre e acolhedor para o ambiente.

Se você está decidido a acrescentar esse toque de natureza na sua decoração, fique atento a algumas recomendações antes de escolher sua fonte ou cascata. A primeira delas é o tamanho, para que a fonte fique harmônica com o espaço disponível para ela.

Outro cuidado é com o revestimento e a iluminação, que também devem estar de acordo com o paisagismo e a arquitetura existentes. No caso das fontes externas, a iluminação noturna é um elemento muito importante, pois valoriza as linhas arquitetônicas e dá um toque de elegância ao local.

Cuidados com manutenção

Para que fontes e cascatas sejam fontes de água apenas e não de estresse, é importante avaliar questões relacionadas à execução e manutenção. Próximo ao lugar de instalação devem existir pontos de conexão tanto com a rede elétrica quanto com a água. Além disso, certifique-se de que você terá tempo para cuidar delas ou se haverá um profissional designado para executar a manutenção.

Lembre-se que uma fonte mal cuidada e água parada tornam-se foco de proliferação de parasitas e mau cheiro. O espaço disponível para sua fonte é pequeno? Prefira fontes que utilizam pouco volume de água e que possa ser substituído semanalmente. Para facilitar a manutenção, uma dica é prever a instalação de filtros biológicos que garantem água cristalina constantemente.

Fontes e cascatas são uma maneira muito elegante de integrar a água à decoração e criar um ambiente zen e de bem-estar.