Sobre Decoração

Dicas para criar um espaço para relaxar em casa

Dicas para criar um espaço para relaxar em casa
Escrito por Alexandre Souza

Estresse, trânsito, agenda apertada, trabalho, compromissos e mais compromissos. O mundo lá fora exige demais de nós. Por esses e outros motivos, nosso lar acaba sendo um refúgio e criar um espaço para relaxar em casa é uma ótima maneira de desligar do restante do mundo. Confira nossas dicas de como organizar seu cantinho zen.

1. Escolha o lugar certo

Dê uma andada pela casa, observe os cômodos, entre em cada um deles. Qual o melhor lugar para abrigar seu recanto de tranquilidade? Pode ser o quarto, a sala ou até a varanda. O ideal é buscar aquele espaço silencioso, com uma boa entrada de luz natural e bem ventilado.

2. Conforto é essencial

Escolhido o lugar, agora é hora de começar a decorá-lo: um sofá macio, um tapete felpudo para se esparramar no chão de vez em quando, futons, pufes ou almofadas espalhadas sobre uma esteira de fibras naturais.

E se você tiver espaço, por que não colocar uma rede?

Fique de olho nos tecidos e escolha os que tenham uma composição 50% natural, no mínimo, pois eles permitem a respiração da pele e não esquentam depois de certo tempo de uso. Afinal, não basta ser visualmente bonito, deve ser fisicamente relaxante.

Pense também na disposição dos móveis. Com a ajuda de um arquiteto, seguindo o feng shui ou a própria vontade, dê preferência para o menos é mais e coloque poucos móveis, priorizando as passagens e a fluidez do seu espaço.

Dicas para criar um espaço para relaxar em casa

3. Iluminação aconchegante

A luz é um elemento chave para criar um ambiente acolhedor, prefira a iluminação indireta e mais amarelada, com arandelas, pendentes ou luminárias com cúpula de linho. Em vez de ter apenas uma fonte de luz forte para todo seu espaço relaxante, opte por várias mais fracas espalhadas por ele, pois elas conferem um clima mais intimista e aconchegante.

Montar uma tenda de tecido fluido também cria um belo efeito de iluminação. Outra dica é instalar um dimerizador, que permite o ajuste da intensidade da iluminação.

Você pode até usar pisca-piscas, que podem ser dispostos de várias formas: diretamente na parede, em torno de um vaso, emoldurando um quadro ou janela e até em um pote transparente, como se fosse uma luminária.

4. O poder das cores

Elas não falam apenas sobre a identidade da sua decoração, mas estimulam sensações diferentes. Tons mais claros e suaves, como azul, bege, branco, cinza e verde proporcionam mais relaxamento, enquanto aquelas mais vibrantes, como vermelho, laranja e roxo, transmitem agitação e podem não ser tão adequados para esse cantinho.

5. Relax que vem da natureza

Qual o oposto do caos da cidade? A tranquilidade da natureza, sem dúvida. Busque trazer esses elementos para seu espaço, pois o verde ajuda a descansar e reequilibrar as energias.

As plantas, além de trazerem alegria e vitalidade, ainda ajudam a aumentar a umidade do ar e manter a temperatura mais amena. Tente montar um mini jardim no seu espaço, com vasos ornamentais, um terrário e até arranjos suspensos e criativos. Materiais como bambu, madeira, sisal e fibra natural colaboram na criação de uma atmosfera mais zen.

Fontes e cascatas também contribuem para esse clima, com o efeito relaxante do barulhinho da água. Você pode optar por uma pequena fonte colocada sobre um móvel, ou até aquelas maiores, que ficam presas na parede. E você pode combiná-las ainda com outros elementos, como cristais e até a aromaterapia, já que é possível pingar essências ou óleos essenciais na água.

Dicas para criar um espaço para relaxar em casa

6. Aromas para tranquilizar

Falando em aromaterapia, não deixe de lado nenhum dos cinco sentidos e explore o olfato no seu ambiente zen, com incensos, velas e aromatizadores para evocar a sensação de bem-estar, principalmente se seu espaço for destinado para a meditação.

Alguns aromas são relaxantes e calmantes, como a camomila, o chá verde, a lavanda e a flor de laranjeira. Outros são mais energizantes e estimulantes, como a canela, a erva-doce, o capim-limão e o alecrim.

Crie seu espaço zen com todo o cuidado do mundo. Ter aquele cantinho que é a sua cara para relaxar em casa – seja lendo, meditando ou apenas fazendo uma pausa – pode ser uma boa maneira para espantar o cansaço após um dia difícil e se reconectar consigo. Confira os nossos produtos e encontre aquele elemento relaxante para seu espaço!