Artigos Sobre Parâmetros da Água

Parâmetros da Água: Dureza de Carbonatos – KH

A dureza de carbonatos KH (Karbonathärte Hardness) também é conhecida como dureza em carbonatos, dureza carbonatada, alcalinidade/KH, potencial alcalino, capacidade de tamponamento, dureza temporária ou fração instável da dureza total.

A dureza de carbonatos/carbonatada se refere apenas aos carbonatos e bicarbonatos dissolvidos na água, pois existem outros compostos, inclusive alguns fosfatos, silicatos e outros que também possuem o efeito tampão.

Cuidado: os testes para determinação de KH, na maioria das vezes, para esta variável medem e/ou nos dão idéia da alcalinidade total, e não apenas os carbonatos e bicarbonatos dissolvidos na água. Esses testes não deixam de ser corretos, pois em ambientes fechados (tanques de criação, aquários), os principais compostos alcalinos são os bicarbonatos e os carbonatos.

A dureza de carbonatos-KH é a responsável pelo “efeito tampão”, que é a capacidade de manter o pH estável, mesmo com a adição de ácidos ou bases (compostos alcalinos). Deste modo o pH está intimamente relacionado com a KH.

Águas tamponadas apresentam estabilidade e formação proporcionalmente maior para bicarbonatos; – a presença dos bicarbonatos começa a ocorrer com pH acima de 4,4  e a sua  transformação para  carbonatos inicia-se em pH acima de 7,8; – lembrar que são formados primeiro os carbonatos ácidos/bicarbonatos e depois os carbonatos neutros.

Se um sistema aquático está com a dureza de carbonatos-KH alto, será muito difícil alterar o seu pH, enquanto que se estiver com a KH baixo é muito difícil manter o pH estável, estando a água sujeita a grandes variações de pH.

Alguns acham que, tendo uma dureza de carbonatos-KH elevada, o pH também será elevado, mas isto não é verdade, pois se tivermos uma quantidade de compostos ácidos, superior à capacidade de absorção da KH, o pH pode ser extremamente baixo. Pode-se ter uma  dureza em carbonatos-KH elevada, p. ex. 120 – 125,0 mg/l, ou seja,   cerca de  7 graus/KH,  , mas com pH  na faixa de 6.5 ou até menos, portanto tendendo a ácido.

O contrário também é possível, pois podemos ter compostos alcalinos com poucos carbonatos, ou seja, pH alto  e  a concentração em  carbonatos-KH baixa. Para todo problema com  o  pH  deve-se  também  verificar  a dureza em carbonatos/KH.

Não existe um valor ideal de KH para manter o pH estável, pois isto depende de quais outros compostos existem dissolvidos no sistema aquático e em qual quantidade. Geralmente um KH de 4°, (ou seja,   4 graus x 17,8 ppm = 71,2 mg/l) é suficiente para manter o pH estável, portanto em torno de 70,0 a 80,0 mg/l de dureza carbonatada/KH. Atenção: entenda-se, geralmente, mas não  sempre.

Obs.: Encontramos diferentes unidades de medida, tanto para a dureza  de carbonatos-KH como para a dureza total-DH/GH;  assim as mais utilizadas são, o grau hidrotimétrico, (º) na escala alemã; ppm (partes por milhão) ou mg/l (miligramas por litro), assim:1 grau = 17.8 ppm CaCO3; 1 mol/l de alcalinidade = 2.8 graus; 1 ppm = 1 mg/L

 

Fonte: Infobibos - Informações Tecnológicas

Deixe um comentário