Artigos Sobre Tratamentos

Sal Como Medicamento nos Lagos com Carpas

Sal Como Medicamento nos Lagos com Carpas

Sal Como Medicamento nos Lagos com Carpas

O sal é provavelmente um dos melhores produtos disponíveis para tratamento do lago e da água, e ainda a um custo muito baixo. E o sal adicionado a qualquer lago ou tanque em uma taxa de 15g para cada 3l de água é extremamente benéfico. porém antes de aumentar a dose por qualquer motivo consulte alguém que tenha conhecimento aprofundado no assunto.

Um “banho de sal” é frequentemente a cura para vários problemas simples como: infecção de guelra, escamas erguidas causadas por infecção, ulceras pelo corpo, etc. E o “banho de sal” não causará nenhum efeito colateral, considerando que não a quantidade de sal não seja exagerada. e dependendo da severidade do problema sugere-se um “banho de sal” com uma taxa maior como
45g para cada 3l ou até mesmo 75g para cada 3l. Entretanto, após algum tempo o sal pode passar a atuar como anestésico. por isso, não é recomendável passar a carpa para o reservatório de tratamento e sair por muito tempo ou se distrair. pois você voltar e perceber que é tarde de mais para recuperar a carpa.

Contudo,o  Sal Como Medicamento nos Lagos com Carpas, quando utilizar o “banho de sal” para o tratamento, é necessário que a água seja intensamente oxigenada, pois com a presença do sal, especialmente em grandes quantidades, na água esgota o oxigênio rapidamente. Outra precaução muito importante seria nunca utilizar o sal em uma água em que esteja presente qualquer traço de “formalina”, que você possa ter usado em outros tratamentos, apesar de muitas das vezes não ocasionar nenhum dano o sal reage com a “formalina” e causa problemas relacionados a estresse na carpa que está sendo tratada.

Prevenção

Muitos criadores e apreciadores de carpas mantém seus lagos com este mesmo nível de sal (15g / 3l) ao longo de todo o ano, enquanto outros em apenas algumas épocas, e restam poucas dúvidas dobre o benefício da utilização do sal no lago. Lembrando que o sal, se repeitadas as dosagens, nunca fará mal às carpas do seu lago, e mantendo o nível de sal no sistema mantém as guelras livres de problemas relacionados a congestão, o que é possivelmente a causa de infecções secundárias.

Um dos melhores métodos de tratamento conhecidos para carpas que foram transportadas por longas distâncias e por consequência longos períodos fora de um lago com filtro, é utilizar Elbagin (redutor de estresse) para acalmar o peixe após o transporte e sal para ajudar a limpar a congestão das guelras.

Lembre-se que para um tratamento mais rápido e eficaz de suas carpas é necessário um reservatório no qual a(s) carpa(s) tratada(s) possa(m) nadar livremente de maneira normal (não de lado/deitadas) e que você possa calcular com precisão a quantidade de água que ele pode receber.

 


[fc id=’2′ align=’center’][/fc]

Deixe um comentário