Sobre Decoração

Gerador de ozônio para lagos artificiais

Gerador de ozônio para lagos artificiais
Escrito por Alexandre Souza

Bonitos, elegantes e cheios de vida! Os lagos artificiais deixam qualquer jardim mais bonito e ainda oferecem um pequeno espaço de respiro e contemplação em meio ao caos urbano.

No entanto, manter a limpeza e a qualidade da água para as plantas e peixes é um grande desafio. Por isso, é recomendado usar um gerador de ozônio. Você sabe qual é a importância dele?

Gerador de ozônio para lagos artificiais

A importância do sistema de filtragem

Como sabemos, os lagos ornamentais não dispõem de sistemas que renovem a água com a frequência e qualidade necessárias para que plantas e peixes possam viver dentro deles.

Diferente dos lagos naturais, onde a renovação de água é constante, os artificiais contam apenas com a evaporação. É aqui que entra o gerador de ozônio.

Para manter a salubridade da água, é importante empregar um sistema de filtragem eficiente, investindo em equipamentos que tenham grande capacidade de controlar microrganismos, fungos, bactérias e vírus, conservando o habitat natural.

Em geral, o sistema de filtragem para lagos artificiais é formado pelos seguintes itens:

  • Filtro biológico;

  • Filtro mecânico;

  • Filtro químico;

  • Filtro UV;

  • Gerador de ozônio;

  • Bomba de água.

Como funciona o gerador de ozônio

O ozônio é uma molécula formada por três átomos de oxigênio, conhecido como oxigênio ativo. Sua função é oxidar as moléculas orgânicas da água. O processo de geração de ozônio acontece da seguinte maneira:

  • Uma bomba transporta a água pelo equipamento através de um injetor chamado venturi ou por um compressor;

  • Enquanto a água passa pelo venturi, ou pelo compressor, ele absorve o ozônio e o injeta na água, misturando os dois elementos;

  • Ao entrar em contato com a água, o ozônio começa a atuar na desinfecção do lago artificial.

Para que o efeito do ozônio seja potencializado, pode-se instalar em sua saída um filtro UV, que irá formar uma hidroxila e gerar uma água de qualidade ainda mais oxidante do que o próprio ozônio sozinho.

Traduzindo: o ozônio é um poderoso bactericida, viricida e fungicida, capaz de deixar a água do seu lago ornamental cristalina e sem a presença de odores. Aliado ao filtro UV, a filtragem fica ainda mais eficiente.

Método seguro

De acordo com a FDA (Food and Drug Administration), a utilização do ozônio é perfeitamente segura em água e alimentos. Portanto, você pode investir em um gerador de ozônio sem se preocupar em afetar a saúde das plantas e peixes, que estarão protegidos de sofrerem infecção por microrganismos.

Gerador de ozônio para lagos artificiais

Como escolher o gerador certo

Para não haver erros durante o uso, é importante conferir se o dimensionamento do gerador de ozônio é adequado ao volume de água. Em alguns casos, os fabricantes podem colocar informações incorretas a respeito da geração de ozônio (em g/h), aumentando o valor real. Assim, a dica é se basear no volume de água que o equipamento consegue tratar.

Outro fator importante a se considerar antes de adquirir um esterilizador é a quantidade de peixes que existem em seu lago. Pode parecer bobagem, mas quanto maior o cardume, mais impurezas estarão presentes na água, o que exige um gerador de ozônio mais potente.

Que opções de geração de ozônio estão disponíveis no mercado?

Há duas técnicas para geração de ozônio para lagos artificiais: por meio da radiação ultravioleta, com lâmpada UV, e através da descarga elétrica.

A primeira é considerada a mais simples. Como adiantamos, a vantagem da geração de ozônio a partir da radiação ultravioleta é que além de gerar hidroxila e ser um forte oxidante, a técnica também é bem simples de executar.

Já a descarga elétrica é a mais utilizada no mercado. Por ela, as moléculas são separadas em dois átomos de oxigênio, que se ligam a um terceiro átomo, formando o O3. Sua vantagem é que há maior geração de ozônio, com uma potência menor.

No entanto, o equipamento utilizado é mais complexo que o ultravioleta, sendo que os custos de ambos são similares.

Agora que você entendeu a importância de investir em um gerador de ozônio, leia também sobre como manter um lago artificial limpo e saiba mais sobre o sistema de filtragem e circulação. Em caso de dúvidas, ou para encontrar a melhor solução para o seu projeto, entre em contato com a Kallina Cascatas & Afins!