Sobre Decoração

Como elaborar um projeto de jardinagem e paisagismo

Dicas de como elaborar um projeto de jardinagem e paisagismo
Escrito por Alexandre Souza

8“Vou ali fora respirar um ar!”, então você vai para a área aberta da sua casa, olha e pensa como aquele lugar poderia ficar bonito e agradável. Afinal, como elaborar um projeto de jardinagem e paisagismo?

Dicas de como elaborar um projeto de jardinagem e paisagismo

Começando do começo

O que é um projeto de jardinagem e paisagismo? Pensando de forma prática, pode parecer a mesma coisa, mas indo mais a fundo, um projeto de jardinagem envolve as plantas e os vasos, enquanto o paisagismo se preocupa também com a função e utilidade do espaço, além de sua preservação. Juntando isso teremos uma ideia de como elaborar um projeto de jardinagem e paisagismo.

Já entendemos que jardinagem e paisagismo são áreas distintas que podem se complementar, com isso podemos pensar nos pontos básicos de cada área e encontrar a junção ideal para você.

A jardinagem

Acreditamos que se você é uma pessoa que quer um jardim bonito e apresentável, você imagina esse jardim como um espaço de relaxamento, contato com a natureza, admiração da vista; é aquela parte da casa que sempre te coloca um sorriso no rosto! Então comece pensando do que você gosta.

Uma planta que te traz boas recordações, uma flor preferida, um tempero para pôr na comida. O que terá nesse jardim que vai fazer você sorrir? A jardinagem vai te ajudar nessa resposta. As plantas, os vasos e a disposição de tudo no seu espaço vão criar o seu projeto de jardinagem.

Faça uma lista do que você quer:

  • Tipos de flores e plantas;

  • Cores e formas;

  • Tamanho dos vasos.

O paisagismo

O paisagismo planeja, projeta e ajuda na gestão e preservação desse espaço que você quer criar. Seu projeto de paisagismo vai avaliar como distribuir, combinar e harmonizar a lista do que você quer de jardinagem.

E vai além, fazendo tudo isso pensando em como aproveitar ao máximo do espaço dando-lhe mais que beleza, mas também propósito.

Existem fatores muito importantes a serem considerados sobre o espaço a ser trabalhado. São tratados como a base de um bom projeto de paisagismo. São os fatores:

  • Geográficos;

  • Hidráulicos;

  • Bióticos;

  • Humanos.

Jardinagem e paisagismo

A combinação perfeita, não é mesmo? Saber como criar um projeto de jardinagem e paisagismo vai te ajudar a ver concretizado aquele seu sonho do lugar gostoso da sua casa. Plantas, flores, formas e cores. Natureza, paz e tranquilidade.

Como elaborar um projeto de jardinagem e paisagismo

Tudo isso elaborado pensando no espaço, condições climáticas, geográficas, biodiversidade do local além, é claro, das pessoas que estarão presentes ali.

De um lado o que você quer, do tamanho que você quer, do seu jeitinho; de outro os fatores importantes para lapidar o projeto, colocando tudo junto e lá está! Então chegou a hora de colocar as ideias no papel e projetar de fato… O que fazer?

Buscando orientação

Ajuda profissional é muito importante. Profissionais de paisagismo são especialistas em avaliar todos os fatores que vimos anteriormente para apresentar o projeto ideal.

Faça uma busca, peça recomendações para pessoas que já conhecem o trabalho de algum paisagista.

Esse profissional será o seu melhor amigo para concretizar seus pensamentos. A orientação especializada pode esclarecer várias dúvidas e implementar sua ideia inicial:

  • Quais plantas combinam e cabem no seu espaço;

  • Tem sol e sombra suficiente para as plantas;

  • Quanta dedicação esse espaço precisa;

  • Avaliar a relação entre o projeto e os animais da sua casa;

  • Incluir mobília, fontes, cascatas etc.;

  • Pedras, caminhos, estátuas.

Começa com um pensamento simples, mas quando você aprende um pouco sobre como elaborar um projeto de jardinagem e paisagismo percebe que muito é possível em busca desse lugar especial.

Material e produtos de qualidade

Outro assunto de extrema importância é a qualidade do material e dos produtos que serão utilizados na execução desse projeto. Afinal, ninguém quer só beleza, também quer que, com os cuidados devidos, tudo se desenvolva e preserve.

Caso você não conheça os lugares certos para adquirir plantas, por exemplo, peça também essa orientação ao paisagista.

Pode contar com a Kallina!

E para concluir e participar desse plano maravilhoso, nós da Kallina também estamos aqui para ajudar.

Na nossa loja, você encontra opções de vasos e outras decorações da melhor qualidade para embelezar ainda mais o seu espaço. E lembre-se! Se tiver alguma dúvida, estamos sempre aqui à disposição dos nossos clientes para esclarecer qualquer etapa de como elaborar um projeto de jardinagem.