Lagos Sem categoria

Mídia biológica para lagos, para que serve?

 

 

 

Mídia biológica para lagos, por que usar?



A midia biologica é o item mais importante na filtragem de um lago ornamental. E ele tem a função de colonizar as bactérias  responsáveis pelo ciclo do nitrogénio, e tem como resultado remover os compostos tóxicos para os peixes.

 Mídias biológicas, itens fundamentais para uma filtragem de qualidade no lago ornamental.
No mercado de lagos existem diversas mídias biológicas para a “limpeza” da sujeira produzida pelos peixes. Isso pode nos deixar com dúvidas na hora da compra.

Dentro dos filtros biológicos, independente do material filtrante, ocorre o crescimento de importantes microrganismos que são as bactérias nitrificantes.

Temos dois tipos de bactérias responsáveis pela transformação do íon amônio em nitrito: Em primeiro lugar as bactérias do gênero Nitrossomas, que oxidam o íon amônio à nitrito, e, em segundo lugar , as bactérias do gênero Nitrobacter, que oxidam nitrito à nitrato.

 

As plantas também podem ajudar



 Alem disso, a maioria das plantas podem utilizar o nitrato como fonte de nitrogênio para produção de proteínas e, no caso dos lagos ornamentais, as plantas aquáticas como, por exemplo, o aguapé e niféias, assimilam o nitrato produzido.

Que processo maravilhoso e até mágico da natureza ocorre nos sistemas aquáticos e dentro dos filtros biológicos também! Para isso precisamos utilizar os materiais filtrantes que tenham uma maior área de superfície o que facilitará a “limpeza” dos dejetos produzidos pelos peixes e proporcionará maior alojamento das bactérias citadas.



Mídia biológica móvel – mídia biológica fixas



BIO MEDIA K1 E K3 – O método utiliza o princípio do biofilme, uma tecnologia onde micro-organismos são cultivados na superfície de um material de suporte otimizando o processo de tratamento da água.

Esse suporte é composto por pequenas peças plásticas, especialmente projetadas para proporcionar uma grande área de superfície protegida.
Mantidas em suspensão em um filtro, criam ótimas condições para cultura de bactérias, que neste processo remove a amônia e nitrito prejudiciais aos peixes.

Portanto, a sua utilização é importante porque promove o desenvolvimento natural de um ecossistema mais delicado para as bactérias envolvidas no processo de nitrificação, no interior do filtro faz com que as bactérias velhas mortas sejam deslocadas para fora e isso faz com que haja espaço para que bactérias mais jovens e ativas colonizem o espaço rapidamente.

O interior da bio mídia é uma superfície protegida, que permite que as colônias de bactérias sigam naturalmente o seu ciclo de vida e de amadurecimento, que no final da vida alimentam os últimos estágios do ciclo de nitrificação.

Pode ser usado em filtros de caixa pressurizada, adequado para filtro mecânico e biológico.














 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTES:

https://www.aquariossobrinho.com/post/filtragem-lago-ornamental 

https://gruposarlo.com.br/catalogo/construcao-de-lago/linha-pond/?gclid=Cj0KCQiAuvOPBhDXARIsAKzLQ8EjwWpqKBzI4tEGulUJfgvZfuDV8B2M4sW2LFx5Esk_lcuw2KTG2WIaAmNIEALw_wcB