Sobre Decoração

Fonte para gatos

Fontes para gatos
Escrito por Alexandre Souza

Se você tem um gato, talvez já deve ter percebido que as vasilhas de água que você coloca pra ele podem permanecer cheias dias a fio. Pois é, os felinos não são muito chegados em água parada e se você fica frustrado quando eles preferem se hidratar na pia, no chuveiro ou até no vaso sanitário, talvez ter uma fonte para gatos seja uma boa solução.

Gato não bebe água?

Nossos gatos descendem de felinos que viviam no deserto e, por isso, desenvolveram um instinto de seleção específico na hora de buscar hidratação, pois tomar água parada poderia causar alguma contaminação.

Eles saíram do deserto, foram domesticados e agora estão em nossas casas, mas ainda não estão totalmente adaptados à forma como oferecemos água para eles, o que deixa muita gente sem saber o que fazer com seu bichano.

O problema é que bebendo pouca água e se alimentando de ração seca, eles estão mais propensos a desenvolverem uma série de problemas de saúde: de desidratação a enfermidades renais e urinárias.

Por que as fontes para gatos podem ser uma boa ideia?

E então como resolver a questão dos potes intocados? Uma boa ideia é a instalação de fontes que, além de estimularem o pet a se hidratar, também criam um ambiente mais lúdico para ele. Ainda que gato não tenha muita intimidade com água, não é raro vê-los brincando com o movimento da fonte, colocando a patinha na água e batendo nela.

Sabe por que a água da fonte é mais atraente para o gato do que a do pote? Por causa do movimento! Assim, o mais relevante aqui é priorizar a forma como o líquido se movimenta e se a água se mantém fresca e limpa.

A instalação de uma fonte garante a filtragem e oxigenação constantes da água, além de disponibilizar água corrente 24 horas por dia para seu gato. A gente nem precisa dizer o quanto isso é um baita incentivo para o seu pet ingerir mais líquido ao longo do dia, contribuindo para sua saúde.

Algumas dicas para sua fonte

Ok, você se convenceu de que ter uma fonte vai resolver pelo menos um dos seus problemas. Não basta comprar qualquer uma, instalar e esquecer, está bem? É preciso ter atenção também à manutenção e troca periódica do filtro para garantir a qualidade da água.

Para atrair mais os gatos, pense em servir água gelada na fonte, ela vai demorar mais para esquentar e seu sabor não sofrerá alteração. Além disso, uma boa dica é pensar onde a fonte será instalada: procure colocar em lugares altos, pois os gatos adoram plataformas superiores.

E por último, mas não menos importante, escolha bem o material de sua fonte: as de pedra são excelentes pois não tem partes que podem apodrecer e ainda conservam bem a temperatura da água.

Você também pode investir em uma fonte de cerâmica. Confira nossas opções e invista em uma fonte para gatos agora mesmo para acabar com o problema da falta de hidratação do seu bichano.