Artigos Sobre Acessórios e Materiais Sobre Filtração

Espuma Filtrante Reticulada

O filtro é o suporte de vida do lago ou viveiro, portanto um filtro saudável significa água limpa e animais saudáveis. A espuma filtrante reticulada tem uma variedade de funções importantes como a proteção da bomba de detritos, a quebra de bio-resíduos o que reduz a proliferação de algas, e também a captura de partículas que não são paradas nas filtragens anteriores. Por isso a espuma filtrante reticulada, é utilizada predominantemente para a filtragem de lagos e aquários.

Além da filtragem mecânica  que retêm os resíduos físicos as espumas apresentam também função biológica. Graças aos seus milhares de canais abertos pela reticulação as espumas possuem uma enorme superfície colonizável para bactérias benéficas.

A espuma filtrante reticulada tem excelente resistência à água (inclusive água salgada), sabonetes, óleos e lubrificantes. Porém pode ocorrer inchaço na presença de solventes orgânicos, dependendo do tipo e concentração.

 

Como É Feita a Espuma Filtrante Reticulada:

A reticulação é o processo que remove membranas de cada “janela” da espuma.

Existem dois métodos de reticulação:
  • O método termal, chamado de “Zapping”
  • E o método químico, chamado de “Esfriamento”

Zapping – [ Z ]

Zapping é um processo que envolve a colocação de um rolo de espuma em um grande tanque de vácuo e pressão conhecido como “Zapper”. O tanque é evacuado e preenchido com uma mistura explosiva de gás. O gás é então inflamado e uma frente de chamas controladas passa através da espuma, derretendo as membranas da “janela” deixando o esqueleto estrutural intacto. O zapping funciona tanto com poliéster quanto com poliuretanos de poliéter.

Esfriamento – [E]

O esfriamento envolve a remoção das membranas da espuma filtrante reticulada por um banho de soda cáustica com temperatura, concentração e duração controladas. Os ataques da solução cáustica  dissolvem as membranas das “janelas”, deixando apenas o esqueleto estrutural. A espuma é então lavada, enxaguada e seca.

Uma desvantagem deste processo é que ele deixa um rastro de pó na espuma, tornando-as impróprias para algumas aplicações clínicas. Um dos benefícios do processo do esfriamento é que ele produz uma cadeia de células mais áspera ou mais cauterizada que detém líquidos melhor devido à tensão superficial. Outro benefício é que esse processo produz uma espuma mais macia especialmente em porosidades mais exteriores, o que pode ser importante para os aplicadores de cosméticos.

Fonte: steplaw – reticulated foam


[fc id=’2′ align=’left’][/fc]