Artigos Sobre Filtração

Hidrociclone

esquema hidrociclone

O hidrociclone é um dos sistemas de filtragem disponíveis menos utilizados, pois muitos dos que estão disponíveis no mercado não são tão bem desenvolvidos. Um design otimizado para o máximo controle do fluxo de água no filtro pode fazer toda difereça, pois o fluxo da água é MUITO importante em um hidrociclone.

Como funciona o Hidrociclone:

A água entra em uma câmara cônica em um ângulo tangente a lateral do filtro fazendo com que a água gire até criar um vórtice. Quando o fluxo da água está correto os resíduos são concentrados no centro do vórtice e afundam para uma area de coleta. Isso acontece devido a diferença entre a densidade da água e a densidade dos resíduos aglomerados. Se o fluxo da águas estiver muito forte o vórtice gerado ergue os resíduos (como um tornado) e os empurra para as laterais da câmara e por consequência ao próximo estágio da filtragem.

O Ciclo da Água:

Como em todo sistem a água deve passar pelo filtro e retornar para o lago. O hidrociclone não é diferente e a maneira que a água sai do hidrociclone também afeta a eficiência da filtragem.

Para otimizar a qualidade da filtragem existem duas maneiras recomendadas: Um cano montado centralmente  na lateral da câmara posicionado logo abaixo do nível da água que capta a água do centro da coluna. Ou uma calha de captação externa pra onde a água da superfície escorre (transbordando).

O Fluxo de Água:

O fluxo ideal de água está entre 12.000 á 17.500 litros/hora por metros quadrados ou área de superfície em tanques com mais de 1 metro de profundidade. O hidrociclone não é recomendado para tanques com menos de 1 metro de profundidade a não ser que o fluxo seja reduzido adequadamente. Reduzir o fluxo os tornaria redundantes pois seriam equivalentes às escovas filtrantes.

Exemplo:

Para um hidrociclone de 0.9m (90cm) de diâmetro a área da superfície será aprximadamente 0.81m² (0.9 x 0.9) então o fluxo médio requerido seria 0.81 x 15.000 = 12.100 litros/hora. Como com qualquer sistema essa taxa varia de um lago para outro. Fluxos mais lentos apresentam normalmente melhores desempenhos, porém são necessários alguns testes até atingir os melhores resultados.


[fc id=’2′ align=’left’][/fc]